Pioneira na produção de aditivos nutricionais de alta tecnologia voltados à produção animal, a Oligo Basics Innovad.group está confirmada como expositora no Alimenta 2025 - Congresso e Feira Internacional de ProteÃna Animal, que acontece entre os dias 16 e 18 de junho, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba (PR).
Com presença consolidada no mercado nacional, a Oligo Basics Innovad.group vem ampliando sua atuação e capacidade de inovação desde que passou a integrar, há 1 ano, o Innovad Group, multinacional belga com presença global e forte reputação em soluções para saúde e desempenho animal.
A participação da Oligo Basics Innovad.group no Alimenta 2025 representa mais uma oportunidade para a empresa reafirmar seu compromisso com o progresso técnico e sustentável da produção animal, ao lado dos principais players do setor, pesquisadores, produtores e lÃderes de opinião do Brasil e do mundo.
"O Alimenta acontecerá no Paraná, maior produtor e exportador de frango do Brasil e, este ano, com a maior participação histórica na produção nacional de suÃnos. Ainda temos muito espaço para crescer, solidificar processos e levar o setor de proteÃna animal a um novo patamar de produtividade", avalia Marlene Schmidt, Diretora Técnico-Comercial da empresa.
Schmidt ressalta a importância do fortalecimento conjunto da cadeia produtiva:
"A produção animal é um sistema interdependente. Precisamos estar juntos, com um propósito comum: desenvolver a pecuária com qualidade e sustentabilidade".
Para ela, o Alimenta cumpre um papel estratégico ao promover comunicação, debates técnicos e conexões valiosas entre os elos do setor.
"Um evento Ãmpar como este facilita o diálogo, impulsiona o networking e evidencia a união da cadeia produtiva. Também é um espaço importante para reforçar a necessidade de polÃticas públicas que incentivem a produção e garantam a manutenção — ou até a elevação — da qualidade da pecuária brasileira", conclui.
Evento multiproteÃna
O evento reunirá especialistas, empresários, técnicos e autoridades para debater temas estratégicos como inovação, sustentabilidade, sanidade e mercados internacionais nas cadeias de aves, suÃnos, bovinos e peixes. Além de palestras técnicas e conjunturais com especialistas e grandes nomes do agronegócio, o Alimenta 2025 promoverá uma feira de negócios e um espaço dedicado ao networking, reunindo os principais players do setor.
A iniciativa nasce da união de eventos consagrados realizados no Oeste paranaense, como o Congresso dos Suinocultores e Avicultores — promovido pelo jornal O Presente Rural, com apoio das cooperativas Frimesa, Lar e Copagril e os workshops técnicos do Sindicato das Indústrias de Produtos AvÃcolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).
O Alimenta 2025 posicionará o Paraná no centro das discussões globais sobre a cadeia de proteÃna animal, em um momento estratégico para o setor.
"O Paraná é uma referência mundial em proteÃna animal, com cooperativas e empresas que são exemplos de tecnologia, gestão e sustentabilidade. O Alimenta nasce para consolidar essa liderança, oferecendo um espaço permanente de troca de conhecimento e geração de negócios", destaca o presidente do evento, Roberto Kaefer, que também preside o Sindiavipar.
A iniciativa busca romper barreiras setoriais, como explica Eliana Panty, organizadora do evento e proprietária da Hollus Comunicação e Eventos:
"Unificamos congressos tradicionais de avicultura, suinocultura e outras cadeias em um único evento. O Paraná, protagonista na produção de alimentos, merece um espaço à altura de sua representatividade. Aqui, produtores, indústrias e clientes dialogam em um ambiente colaborativo".
Selmar Marquesin, diretor do Jornal O Presente Rural, ressalta a importância da integração: "A unificação dos eventos atrai todos os atores da cadeia, criando oportunidades de negócios e mostrando o potencial da proteÃna animal brasileira. É fundamental reunir todos os elos para alinhar estratégias e impulsionar o futuro do setor".
Força agroindustrial
LÃder na produção de proteÃnas animais, o Paraná responde por 39,47% da produção brasileira de carne de frango e 21,9% da carne suÃna, segundo o Relatório Anual da Associação Brasileira de ProteÃna Animal (ABPA).
O Estado também lidera as exportações de carne de frango: em 2024, foram embarcadas 2,170 milhões de toneladas pelas indústrias avÃcolas paranaenses, representando 16% das exportações globais dessa proteÃna. Na prática, o Paraná é o segundo maior exportador mundial, atrás apenas do Brasil como federação (38%). Além disso, o estado abriga o maior frigorÃfico de abate de suÃnos da América Latina e figurou entre os três maiores exportadores de carne suÃna do paÃs no último ano.
Apoio e realização
O Alimenta 2025 é organizado pelo Sindicato das Indústrias de Produtos AvÃcolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Jornal O Presente Rural, Hollus Comunicação e Eventos e Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep).