Notícias

No Alimenta, BUCHI fortalece conexões e acelera soluções para o agronegócio

Compartilhar

A BUCHI Brasil é uma das expositoras confirmadas no Alimenta 2025 - Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal, que acontece de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba/PR.

Com boas expectativas para a primeira edição do evento, a BUCHI vê no Alimenta uma oportunidade estratégica para fortalecer sua presença no setor. Para a empresa, o evento se destaca por promover a integração entre os elos da cadeia produtiva, aliando geração de negócios, troca de experiências, atualização técnica e exposição de boas práticas.

"Eventos do setor criam o ambiente ideal para identificar dores e oportunidades do mercado como um todo. Isso acelera decisões, aproxima parceiros estratégicos e contribui para soluções mais alinhadas à realidade do setor, afirma Caio Prado, coordenador de vendas de agronegócio da BUCHI.

Durante a feira, a empresa apresentará sua linha de soluções baseadas na tecnologia NIR (infravermelho próximo), com foco no controle de qualidade, desde o campo até o laboratório e o processo industrial. Os destaques incluem: ProxiScout™ - scanner NIR portátil para análises rápidas e confiáveis no campo ou em ambientes remotos; ProxiMat™ - analisador NIR de bancada com alta robustez e precisão para o controle em laboratório; e NIR-Online - solução em linha para monitoramento contínuo de processos produtivos.

"É uma ótima oportunidade para estar mais perto do mercado, compreender as demandas reais e mostrar como nossas soluções contribuem com eficiência, agilidade e qualidade no controle de processos e produtos. Quando toda a cadeia está reunida - do campo à indústria - o diálogo entre quem produz, processa, analisa e consome se torna mais direto e produtivo", afirma.

Segundo o executivo, o avanço do agronegócio brasileiro e sua posição como potência global dependem da integração entre os agentes da cadeia e do acesso às tecnologias certas.

"Eventos como o Alimenta têm justamente esse papel: aproximar as empresas das reais necessidades do setor e acelerar a adoção de soluções que entreguem valor prático, tanto na rotina do campo quanto nos centros de processamento", finaliza.

Evento multiproteína

O Alimenta 2025 reúne especialistas, empresários, técnicos e autoridades para debater temas estratégicos como inovação, sustentabilidade, sanidade e mercados internacionais nas cadeias de aves, suínos, bovinos e peixes. Além de palestras técnicas e conjunturais com especialistas e grandes nomes do agronegócio, o Alimenta 2025 promoverá uma feira de negócios e um espaço dedicado ao networking, reunindo os principais players do setor.

A iniciativa nasce da união de eventos consagrados realizados no Oeste paranaense, como o Congresso dos Suinocultores e Avicultores — promovido pelo jornal O Presente Rural, com apoio das cooperativas Frimesa, Lar e Copagril - e os workshops técnicos do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

O Alimenta 2025 posiciona o Paraná no centro das discussões globais sobre a cadeia de proteína animal, em um momento estratégico para o setor.

"O Paraná é uma referência mundial em proteína animal, com cooperativas e empresas que são exemplos de tecnologia, gestão e sustentabilidade. O Alimenta nasce para consolidar essa liderança, oferecendo um espaço permanente de troca de conhecimento e geração de negócios", destaca o presidente do evento, Roberto Kaefer, que também preside o Sindiavipar.

"O Alimenta 2025 surge com o propósito de dar ao Paraná o protagonismo que ele merece nesse setor estratégico", reforça Selmar Marquesin, diretor da editora O Presente Rural e um dos idealizadores do evento.


Força agroindustrial

Líder na produção de proteínas animais, o Paraná responde por 39,47% da produção brasileira de carne de frango e 21,9% da carne suína, segundo o Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O Estado também lidera as exportações de carne de frango: em 2024, foram embarcadas 2,170 milhões de toneladas pelas indústrias avícolas paranaenses, representando 16% das exportações globais dessa proteína. Na prática, o Paraná é o segundo maior exportador mundial, atrás apenas do Brasil como federação (38%).

Além disso, o estado abriga o maior frigorífico de abate de suínos da América Latina e figurou entre os três maiores exportadores de carne suína do país no último ano.

Realização, Patrocínio e Apoio

O Alimenta 2025 - Congresso e Feira Internacional da Proteína Animal, é realizado pela Hollus Comunicação e Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação). Tem como correalizadores o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e o Jornal O Presente Rural. Apoiam o Alimenta 2025: Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Frimesa Cooperativa, Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná) e Governo do Estado do Paraná.

Realização

01 Fundep
02 HOLUS
O Presente Rural
Sindiavipar

Patrocínio

Celepar
Detran
Sanepar
BRDE
Copel
Sebrae

Expositor Platinum

Vaccinar

Expositor

Agrifirm
Agroceres Multimix
Alivira
APS
Aviagen
Biocamp
Biochen
BI
Buchi
By Fish
Cobb
De Heus
Embio
Feedis
Huvepharma
Imeve
Mebrafe
MSD
Natural Feed
Nutron Cargill
Oligo
Ourofino
Phibro
Provita
Polysell
Sauvet
Prado
Sanex
Suiaves
Topigs
Zheng Chang do Brasil

Cozinha Show

Abrasel
Argus
Arsimer
Cantina do Délio
Astra Foods
Friella
Jabuti
Limoeiro
Paraná Setur
Paraná Turismo
Schoeler Agro
Sindicarne
Topigs

Apoio

Aurora
BRDE
Fiep
Frimesa
Inpar
Lar
Mantiqueira
Mercado Brasilis
Paraná
Paraná
IDR

Apoio Institucional

ASGAV
APCS
ANFEAS
ACSURS
ACRISMAT
ACCS
ABPA
ABCS
EMBRAPA
COOPAVEL
ASUMAS

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: salvamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade