Roberto Kaefer, empresário e presidente do Sindiavipar, foi anunciado como presidente do Alimenta 2025. A feira e o congresso internacional multiproteÃna serão realizados de 16 a 18 de junho de 2025, em Curitiba, capital do Paraná.
O anúncio ocorreu no dia 11 de dezembro, na sede da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba. O Alimenta será o primeiro evento multiproteÃna do estado e é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Produtos AvÃcolas do Paraná (Sindiavipar), em parceria com a Hollus Comunicação e Eventos e o jornal O Presente Rural. O evento, composto por feira e congresso, está programado para ocorrer no Campus da Indústria do Sistema FIEP, instituição anfitriã da iniciativa.
O lançamento reuniu organizadores, imprensa, profissionais da FIEP, membros do Sindiavipar, executivos e outros convidados. Entre os participantes estavam Roberto Kaefer, presidente do Sindiavipar, vice-presidente da FIEP e agora presidente do Alimenta; Edson Vasconcelos, presidente da FIEP PR; João Arthur Mohr, superintendente da FIEP PR; e Juliana Bianchini, da SFA do MAPA/PR. Também marcaram presença Priscila Marcenovicz, representando a Secretaria da Agricultura do Paraná; Horácio Slongo e Pauline Sperka, representando a Adapar - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná; Alexandre Monteiro, representando a Ocepar - Organização das Cooperativas do Paraná; Gustavo Fanaya, do Sindicarne - Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Paraná; Rafael Costa, do Inpar - Instituto de Promoção e Apoio à Reciclagem; e Paulo Cândido, executivo do Sindiavipar.
O presidente do Sindiavipar e vice-presidente da FIEP PR, Roberto Kaefer, destacou que o Alimenta será composto por feira e congresso multiproteÃna, com o objetivo de se tornar um evento de alcance nacional e internacional. Ele ressaltou que, devido à capacidade de produção de proteÃna animal do Paraná (aves, suÃnos, bovinos, peixes, leite e ovos), é essencial unir todos os elos da cadeia para evidenciar a dimensão do setor. "Este é um dos setores que mais gera emprego e renda, impulsionando as atividades relacionadas à s proteÃnas e à economia como um todo".
Segundo o presidente do Alimenta, serão três dias de feira e palestras com foco em temas como automação, inteligência artificial, economia, logÃstica, tendências e estratégias globais. "O Brasil tem um consumo significativo de proteÃna animal e atingimos recordes de exportação, o que comprova a excelência do Paraná e do Brasil neste setor", afirmou Kaefer. Ele também destacou a intenção de transformar o Alimenta em uma referência entre os eventos voltados ao setor de proteÃna animal no paÃs, condizente com a importância do Paraná nesse segmento. Atualmente, o estado é responsável por aproximadamente 40% da produção avÃcola do Brasil, além de ser o maior exportador, com 42% das vendas brasileiras de carne de frango para o exterior. "Essa excelência se repete em outras proteÃnas. Temos produtos de qualidade, somos livres das principais enfermidades, temos clima favorável, matéria-prima em grãos e um know-how que poucos possuem no mundo", destacou.
"Serão três dias de feira e congresso, com um formato diferenciado, palestras de excelência e casa cheia", disse Kaefer. Ele ressaltou que o Alimenta é a união de eventos menores já realizados no Paraná, fortalecendo o papel do estado e do Brasil como produtores de alimentos. "Vamos construir um evento espetacular, e nada mais justo do que realizá-lo na FIEP, que representa as indústrias do Paraná", finalizou.
Edson Vasconcelos destacou que o Sistema FIEP fez questão de ceder seu centro de eventos, no Campus da Indústria, para a realização da primeira edição do Alimenta, reconhecendo a importância do setor para a economia e a indústria paranaenses. "A Federação tem como propósito apoiar toda essa cadeia. O Paraná é referência na produção de proteÃna animal e precisamos assumir essa posição. O Alimenta será um ambiente de oportunidades", afirmou Vasconcelos.
Eliana Panty, proprietária da Hollus Comunicação e organizadora do evento, destacou que o Alimenta já nasce com um propósito claro, descrito no próprio nome. "É voltado à cadeia de proteÃna animal, setor que gera segurança alimentar, economia e renda, além de ter grande impacto social no Brasil e no mundo", afirmou.
Unir os elos da cadeia de aves, suÃnos e bovinos em um único espaço é a proposta do Alimenta, em junho de 2025. "O evento abordará temas relevantes como logÃstica, biossegurança, abertura de novos mercados, entre outros, e o Paraná está estrategicamente posicionado para liderar essas discussões", reforçou Panty.
"Nós temos um presidente representativo e as principais entidades como parceiras nesta realização. Quando a indústria e a sanidade caminham juntas, é possÃvel realizar um evento de grande impacto e relevância. Um evento não pode ser apenas social; ele deve ser transformador, impactar polÃticas públicas e gerar efeitos econômicos duradouros", concluiu.
Selmar Marquesin, diretor-proprietário do Jornal O Presente Rural e organizador do Alimenta, afirma que a expectativa é das melhores possÃveis. "O Alimenta tem tudo para expressar o protagonismo que o Paraná merece em termos de proteÃna animal e de eventos também."
Sobre o Alimenta
Composto a partir da junção de eventos menores, o Alimenta surge com o objetivo de debater temas como proteÃnas animais no mercado global, segurança alimentar e novas soluções, tecnologias e pesquisas cientÃficas para o setor, além de discutir o futuro e o papel do Brasil e do Paraná no cenário internacional. Para isso, contará com palestras que abordarão estratégias e tendências na produção e no processamento de proteÃna animal, além de uma feira de tecnologias, negócios, workshops temáticos e relacionamentos institucionais.
A intenção é reunir, durante três dias todos os elos da cadeia produtiva de proteÃna animal. O público prioritário será composto por profissionais dos setores de proteÃnas de origem animal e do agronegócio, cooperativas, governos, empresários, agricultores, técnicos e profissionais que atuam em agroindústrias e fábricas de ração, além de investidores. A expectativa é que o Alimenta seja realizado bianualmente, sempre em anos Ãmpares.
Sobre Alimenta – Feira e Congresso Internacional da ProteÃna Animal
Quando: 16, 17 e 18 de junho de 2025
Onde: Campus da Indústria da FIEP | Federação das Indústrias do Paraná - Marginal Comendador Franco | Avenida, 1341 - Jardim Botânico, Curitiba - PR.
Redes sociais: Instagram: @alimentaexpo | Linkedin: Alimenta Congresso
Contato comercial:
panty@pantyassessoria.com.br
sindiavipar@sindiavipar.com.br
selmar@opresente.com.br