Notícias

Roberto Kaefer é anunciado como presidente do Alimenta 2025

Compartilhar

Roberto Kaefer, empresário e presidente do Sindiavipar, foi anunciado como presidente do Alimenta 2025. A feira e o congresso internacional multiproteína serão realizados de 16 a 18 de junho de 2025, em Curitiba, capital do Paraná.

O anúncio ocorreu no dia 11 de dezembro, na sede da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba. O Alimenta será o primeiro evento multiproteína do estado e é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), em parceria com a Hollus Comunicação e Eventos e o jornal O Presente Rural. O evento, composto por feira e congresso, está programado para ocorrer no Campus da Indústria do Sistema FIEP, instituição anfitriã da iniciativa.

O lançamento reuniu organizadores, imprensa, profissionais da FIEP, membros do Sindiavipar, executivos e outros convidados. Entre os participantes estavam Roberto Kaefer, presidente do Sindiavipar, vice-presidente da FIEP e agora presidente do Alimenta; Edson Vasconcelos, presidente da FIEP PR; João Arthur Mohr, superintendente da FIEP PR; e Juliana Bianchini, da SFA do MAPA/PR. Também marcaram presença Priscila Marcenovicz, representando a Secretaria da Agricultura do Paraná; Horácio Slongo e Pauline Sperka, representando a Adapar - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná; Alexandre Monteiro, representando a Ocepar - Organização das Cooperativas do Paraná; Gustavo Fanaya, do Sindicarne - Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Paraná; Rafael Costa, do Inpar - Instituto de Promoção e Apoio à Reciclagem; e Paulo Cândido, executivo do Sindiavipar.

O presidente do Sindiavipar e vice-presidente da FIEP PR, Roberto Kaefer, destacou que o Alimenta será composto por feira e congresso multiproteína, com o objetivo de se tornar um evento de alcance nacional e internacional. Ele ressaltou que, devido à capacidade de produção de proteína animal do Paraná (aves, suínos, bovinos, peixes, leite e ovos), é essencial unir todos os elos da cadeia para evidenciar a dimensão do setor. "Este é um dos setores que mais gera emprego e renda, impulsionando as atividades relacionadas às proteínas e à economia como um todo".

Segundo o presidente do Alimenta, serão três dias de feira e palestras com foco em temas como automação, inteligência artificial, economia, logística, tendências e estratégias globais. "O Brasil tem um consumo significativo de proteína animal e atingimos recordes de exportação, o que comprova a excelência do Paraná e do Brasil neste setor", afirmou Kaefer. Ele também destacou a intenção de transformar o Alimenta em uma referência entre os eventos voltados ao setor de proteína animal no país, condizente com a importância do Paraná nesse segmento. Atualmente, o estado é responsável por aproximadamente 40% da produção avícola do Brasil, além de ser o maior exportador, com 42% das vendas brasileiras de carne de frango para o exterior. "Essa excelência se repete em outras proteínas. Temos produtos de qualidade, somos livres das principais enfermidades, temos clima favorável, matéria-prima em grãos e um know-how que poucos possuem no mundo", destacou.

"Serão três dias de feira e congresso, com um formato diferenciado, palestras de excelência e casa cheia", disse Kaefer. Ele ressaltou que o Alimenta é a união de eventos menores já realizados no Paraná, fortalecendo o papel do estado e do Brasil como produtores de alimentos. "Vamos construir um evento espetacular, e nada mais justo do que realizá-lo na FIEP, que representa as indústrias do Paraná", finalizou.

Edson Vasconcelos destacou que o Sistema FIEP fez questão de ceder seu centro de eventos, no Campus da Indústria, para a realização da primeira edição do Alimenta, reconhecendo a importância do setor para a economia e a indústria paranaenses. "A Federação tem como propósito apoiar toda essa cadeia. O Paraná é referência na produção de proteína animal e precisamos assumir essa posição. O Alimenta será um ambiente de oportunidades", afirmou Vasconcelos.

Eliana Panty, proprietária da Hollus Comunicação e organizadora do evento, destacou que o Alimenta já nasce com um propósito claro, descrito no próprio nome. "É voltado à cadeia de proteína animal, setor que gera segurança alimentar, economia e renda, além de ter grande impacto social no Brasil e no mundo", afirmou.

Unir os elos da cadeia de aves, suínos e bovinos em um único espaço é a proposta do Alimenta, em junho de 2025. "O evento abordará temas relevantes como logística, biossegurança, abertura de novos mercados, entre outros, e o Paraná está estrategicamente posicionado para liderar essas discussões", reforçou Panty.

"Nós temos um presidente representativo e as principais entidades como parceiras nesta realização. Quando a indústria e a sanidade caminham juntas, é possível realizar um evento de grande impacto e relevância. Um evento não pode ser apenas social; ele deve ser transformador, impactar políticas públicas e gerar efeitos econômicos duradouros", concluiu.

Selmar Marquesin, diretor-proprietário do Jornal O Presente Rural e organizador do Alimenta, afirma que a expectativa é das melhores possíveis. "O Alimenta tem tudo para expressar o protagonismo que o Paraná merece em termos de proteína animal e de eventos também."

Sobre o Alimenta

Composto a partir da junção de eventos menores, o Alimenta surge com o objetivo de debater temas como proteínas animais no mercado global, segurança alimentar e novas soluções, tecnologias e pesquisas científicas para o setor, além de discutir o futuro e o papel do Brasil e do Paraná no cenário internacional. Para isso, contará com palestras que abordarão estratégias e tendências na produção e no processamento de proteína animal, além de uma feira de tecnologias, negócios, workshops temáticos e relacionamentos institucionais.

A intenção é reunir, durante três dias todos os elos da cadeia produtiva de proteína animal. O público prioritário será composto por profissionais dos setores de proteínas de origem animal e do agronegócio, cooperativas, governos, empresários, agricultores, técnicos e profissionais que atuam em agroindústrias e fábricas de ração, além de investidores. A expectativa é que o Alimenta seja realizado bianualmente, sempre em anos ímpares.

Sobre Alimenta – Feira e Congresso Internacional da Proteína Animal

Quando: 16, 17 e 18 de junho de 2025

Onde: Campus da Indústria da FIEP | Federação das Indústrias do Paraná - Marginal Comendador Franco | Avenida, 1341 - Jardim Botânico, Curitiba - PR.

Redes sociais: Instagram: @alimentaexpo | Linkedin: Alimenta Congresso

Contato comercial:

panty@pantyassessoria.com.br

sindiavipar@sindiavipar.com.br

selmar@opresente.com.br

Realização

01 Fundep
02 HOLUS
O Presente Rural
Sindiavipar

Patrocínio

Celepar
Detran
Sanepar
BRDE
Copel
Sebrae

Expositor Platinum

Vaccinar

Expositor

Agrifirm
Agroceres Multimix
Alivira
APS
Aviagen
Biocamp
Biochen
BI
Buchi
By Fish
Cobb
De Heus
Embio
Feedis
Huvepharma
Imeve
Mebrafe
MSD
Natural Feed
Nutron Cargill
Oligo
Ourofino
Phibro
Provita
Polysell
Sauvet
Prado
Sanex
Suiaves
Topigs
Zheng Chang do Brasil

Cozinha Show

Abrasel
Argus
Arsimer
Cantina do Délio
Astra Foods
Friella
Jabuti
Limoeiro
Paraná Setur
Paraná Turismo
Schoeler Agro
Sindicarne
Topigs

Apoio

Aurora
BRDE
Fiep
Frimesa
Inpar
Lar
Mantiqueira
Mercado Brasilis
Paraná
Paraná
IDR

Apoio Institucional

ASGAV
APCS
ANFEAS
ACSURS
ACRISMAT
ACCS
ABPA
ABCS
EMBRAPA
COOPAVEL
ASUMAS

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: salvamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade