Os maiores players do setor estarão reunidos no Alimenta 2025 - Congresso e Feira Internacional de ProteÃna Animal, que será realizado de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba.
Informações e inscrições: https://alimentaexpo.com.br/inscricao
Expositora confirmada, a Alivira chega à primeira edição do Alimenta com grandes expectativas, principalmente pelo potencial do evento de impulsionar e movimentar a cadeia produtiva por meio da disseminação de conhecimento e do networking entre produtores e a indústria.
Apostar no Alimenta é uma decisão estratégica para a empresa, segundo Claudinei de Castro Vieira, diretor-geral da Alivira Saúde Animal, pois o evento atende a uma demanda crÃtica do setor: integrar inovação, sustentabilidade e mercado global. "Eventos como este ajudam a acelerar a adoção de inovações. Temas como eficiência produtiva com menor impacto ambiental e tecnologias como nutrição de precisão, biotecnologia, automação e rastreabilidade estão moldando o futuro da indústria", afirma Vieira.
De acordo com ele, ao reunir todos os elos da cadeia produtiva em um único espaço, o Alimenta cria um ambiente propÃcio para que inovações sejam testadas, discutidas e aplicadas de forma mais ágil e coordenada. Além disso, promove a integração entre produtores e indústrias. "O evento pode gerar um ciclo virtuoso de aprendizado, permitindo que pequenos e médios produtores tenham acesso a conhecimentos que, muitas vezes, ficam restritos a grandes empresas e centros de pesquisa", analisa.
A conexão entre pesquisadores, produtores, indústria e governo promovida pelo evento possibilita não apenas a troca de conhecimento, mas também a busca por soluções conjuntas em áreas como regulação, inovação tecnológica e oportunidades de mercado — fatores decisivos para a competitividade da pecuária nacional. "A cadeia produtiva da proteÃna animal é altamente interdependente, e cada segmento influencia diretamente a eficiência e a sustentabilidade do sistema como um todo. Existe uma necessidade crescente de integração e colaboração entre os atores do setor — da genética animal, nutrição, sanidade e manejo até o abate, processamento e comercialização", reforça Vieira.
Evento multiproteÃnas
O evento reunirá especialistas, empresários, técnicos e autoridades para debater temas estratégicos como inovação, sustentabilidade, sanidade e mercados internacionais nas cadeias de aves, suÃnos, bovinos e peixes. Além de palestras técnicas e conjunturais com especialistas e grandes nomes do agronegócio, o Alimenta 2025 promoverá uma feira de negócios e um espaço dedicado ao networking, reunindo os principais players do setor.
A iniciativa nasce da união de eventos consagrados realizados no Oeste paranaense, como o Congresso dos Suinocultores e Avicultores — promovido pelo jornal O Presente Rural, com apoio das cooperativas Frimesa, Lar e Copagril — e os workshops técnicos do Sindicato das Indústrias de Produtos AvÃcolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).
O Alimenta 2025 posicionará o Paraná no centro das discussões globais sobre a cadeia de proteÃna animal, em um momento estratégico para o setor. "O Paraná é uma referência mundial em proteÃna animal, com cooperativas e empresas que são exemplos de tecnologia, gestão e sustentabilidade. O Alimenta nasce para consolidar essa liderança, oferecendo um espaço permanente de troca de conhecimento e geração de negócios", destaca o presidente do evento, Roberto Kaefer, que também preside o Sindiavipar.
"O Alimenta 2025 nasce com o propósito de dar ao Paraná o protagonismo que ele merece nesse setor estratégico", reforça Selmar Marquesin, diretor da editora O Presente Rural e um dos idealizadores do evento.
Força agroindustrial
LÃder na produção de proteÃnas animais, o Paraná responde por 39,47% da produção brasileira de carne de frango e 21,9% da carne suÃna, segundo o Relatório Anual da Associação Brasileira de ProteÃna Animal (ABPA).
O Estado também lidera as exportações de carne de frango: em 2024, foram embarcadas 2,170 milhões de toneladas pelas indústrias avÃcolas paranaenses, representando 16% das exportações globais dessa proteÃna. Na prática, o Paraná é o segundo maior exportador mundial, atrás apenas do Brasil como federação (38%).
Além disso, o estado abriga o maior frigorÃfico de abate de suÃnos da América Latina e figurou entre os três maiores exportadores de carne suÃna do paÃs no último ano.
Apoio e realização
O Alimenta 2025 é organizado pelo Sindicato das Indústrias de Produtos AvÃcolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Jornal O Presente Rural, Hollus Comunicação e Eventos e Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep).